O dia 29 de setembro vai entrar para a história da Associart (Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Fortaleza de Minas) como o dia em que o grupo de costureiras recebeu as chaves da primeira sede própria.

A conquista do espaço integra os investimentos feitos pelo Programa ReDes – iniciativa entre o Instituto Votorantim, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Votorantim Metais – no município mineiro de Fortaleza de Minas.

Para Lucinês Aparecida Bandeira Marques, presidente da Associart, a instalação vai trazer grandes mudanças para ela e mais 29 associadas: “Nós nunca tivemos uma sede própria. Sempre dependemos de aluguel e espaços cedidos pela prefeitura. Vamos conseguir economizar dinheiro para poder investir em cursos e capacitações para todas”.

Com a inauguração oficial, prevista para o final de outubro, as associadas começam a trabalhar na nova sede, que vai contar com novas máquinas e equipamentos, também adquiridos pelo ReDes.

A presidente da associação também falou sobre o próximo passo: aumentar o número de associadas, oferecendo mais possibilidades para bordadeiras e costureiras da região. “Nossa expectativa é que mais mulheres passem a integrar a Associart. Até agora, priorizávamos mulheres que sabem costurar e bordar. Com a nova sede, vamos conseguir disponibilizar espaços individuais para que mais pessoas trabalhem conosco, inclusive aquelas que apenas costuram ou apenas bordam”, afirmou.

Com a infraestrutura adequada, os próximos investimentos do Programa ReDes serão utilizados para capacitação e treinamento em costura e bordado, além do fortalecimento da gestão de negócios da Associart. Para Lucinês, a iniciativa foi crucial e ajudou a mudar os rumos dela e de todas as associadas. E finaliza: “Sempre pensamos em crescer, mas não tínhamos condições. Com o ReDes, tivemos um direcionamento para melhorar o nosso negócio e ganhamos motivação para avançar”.

Para saber mais sobre a Associart, leia também a matéria em que contamos a história da associação.

#TodosGanhamAutonomia
Em parceria com as empresas da Votorantim, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Programa ReDes tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento sustentável. A ação integra o Eixo de Dinamismo Econômico do Instituto Votorantim. Acompanhe-nos também pelo Facebook, Twitter e YouTube.