Leandro Benetti, gerente de Ciência & Tecnologia da WTT (World Transforming Technologies) – fundação que tem como missão identificar, apoiar o desenvolvimento e aplicar soluções de base tecnológica para a superação de desafios sociais e ambientais – participou do Grupo de Afinidades como especialista convidado para falar sobre a importância das tecnologias e o potencial delas para apoiar os negócios inclusivos.
Benetti é formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), trabalha há 17 anos no gerenciamento de programas e projetos de desenvolvimento sustentável nos setores público e não governamental. Entre outras atividades, foi coordenador do Programa Acessa São Paulo, pesquisador na Escola do Futuro (USP) e coordenador da Rede de Apoio à Educação do Instituto Natura.

Confira a seguir a entrevista com ele, explicando como as tecnologias podem apoiar o desenvolvimento dos negócios e apontando por onde começar a usá-las.

Boa Prosa - Como as TICs podem contribuir para os negócios inclusivos?

LB: Eu acredito que essa contribuição pode acontecer de três formas. A primeira delas é criando oportunidades de aprendizagem sobre os ofícios, possibilitando melhorar as competências e habilidades na atividade laboral desenvolvida. Outra frente é no gerenciamento do negócio, viabilizando organizar e estruturar a gestão financeira, de pessoas, de relacionamento com fornecedores e clientes. E um terceiro benefício importante para destacar é que as tecnologias têm efeitos importantes sobre as atividades em geral, que eu destacaria o ganho de agilidade nos processos e também a redução de custos.

Boa Prosa - E que ferramentas simples você aponta para quem pretende começar a usar?

LB: Uma simples busca no Google pode nos apresentar um milhão de possibilidades, de conteúdos informativos a dicas de aplicativos e sites úteis para o negócio. É claro que é preciso selecionar o que é confiável e de qualidade. É também um ótimo caminho para buscar informações sobre tendências e boas práticas de cada setor. No celular, o WhatsApp é um ótimo canal de comunicação entre o grupo de associados e cooperados e também pode ser utilizado para divulgação dos produtos. Mídias sociais, como Facebook e Instagram, são canais gratuitos para divulgar produtos. No Facebook, por exemplo, é possível aumentar o alcance das publicações investindo muito pouco e também realizar vendas, como bem exemplificou a associação de Cantagalo que participou do Grupo de Afinidades.

Boa Prosa - Que mensagem você daria para os negócios inclusivos do ReDes que ainda não usam as tecnologias e pretendem começar a usar?

LB: É muito importante desmistificar as tecnologias, perder o medo e deixar de considerar as tecnologias inacessíveis. Mais importante do que saber usar a tecnologia é saber onde se quer chegar com ela, ou seja, não adianta saber usar um aplicativo ou uma planilha do Excel sem conhecer matemática.

Assista, abaixo, a um trecho da entrevista: