A edição de agosto da revista Globo Rural abordou alternativas buscadas por pescadores e piscicultores sul-mato-grossenses para aumentar a produção na região. Além disso, foi destacada a importância de investir na utilização de transporte fluvial de cargas na região.

Para a Colônia de Pescadores Z-03, em Três Lagoas, a solução para evitar a redução dos cardumes foi repensar a forma de produção, tornando-se piscicultores. Uma das formas encontradas para agregar mais valor ao pescado foi iniciar a criação de tilápias em tanques. Para a implementação do projeto, os produtores contaram com o suporte do Programa ReDes - fruto da parceria entre Instituto Votorantim, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio da Fibria, que também integra as ações na região, voltadas ao desenvolvimento econômico e social.

Organizados como a Cooperativa dos Pescadores do Jupiá, cerca de 60 produtores integram o projeto. A entidade recebeu aportes do Programa ReDes, que foram investidos em 34 criatórios de peixe, e aguarda o término da construção de um entreposto frigorífico, para armazenar o pescado. Também foram feitos investimentos em consultorias e capacitações aos cooperados nas frentes de gestão e estruturação do negócio.

O presidente da cooperativa, Roberto Itiro Takata, foi um dos entrevistados e destacou que o próximo passo para o grupo é a certificação do selo SIF (Serviço de Inspeção Federal), que permitirá a busca por novos mercados, expandindo a distribuição do produto por todo o Brasil “Obtendo o SIF, a gente pode vender também para o setor público.”

A cooperativa, hoje, trabalha prioritariamente com a tilápia, e espera que mais de 30 mil alevinos (filhotes de peixes) criados dentro dos tanques cheguem ao mercado. “O mercado está crescendo. Temos de dar esse start e operar o frigorífico”, afirmou à publicação.

#TodosGanhamAutonomia

Em parceria com as empresas da Votorantim, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Programa ReDes tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento sustentável. A ação integra o Eixo de Dinamismo Econômico do Instituto Votorantim. Acompanhe-nos também pelo FacebookTwitter e YouTube.