Mais da metade dos negócios inclusivos apoiados pelo Programa ReDes já está comercializando e trabalhando na conquista de novos clientes. Essa realidade exige dos grupos um olhar para dentro e fora do negócio.

Segundo a artesã Ronilda Martins Borges Milhomem, do XambiArt, empreendimento apoiado pela Votorantim Cimentos em Xambioá (TO), o segredo para que o processo de comercialização funcione bem é o conhecimento do todo.

“Quem está à frente da gestão precisa conhecer as habilidades de cada um da equipe, saber cada etapa da produção e de quem depende para que o produto chegue na ponta. Só assim conseguimos negociar com o cliente preços e prazos de entrega mantendo o bom relacionamento", disse.

O XambiArt vende biojoias e outros produtos feitos de sementes para 12 lojas em diferentes estados do Brasil, além dos clientes que encomendam peças por Facebook e e-mail. São vinte artesãs trabalhando em turnos para atender os pedidos que não param de chegar. Veja as dicas que Ronilda deu para garantir sucesso na hora de comercializar:

  • Preze pela qualidade do produto - Busque sempre aprimorar o que está oferecendo no mercado. Garanta sempre a qualidade.
  • Conheça bem o mercado e o cliente - Cada cliente tem sua exigência e preferência. Busque entender essas diferenças para fidelizar mais e mais pessoas.
  • Atenda bem o cliente do início ao fim da venda - Uma ligação para saber se o produto chegou como deveria e um e-mail apresentando novidades fazem a diferença.
  • Esteja atento ao que pode oferecer e à logística – Só negocie prazos após saber como está o estoque para produção. Se depender de terceiros, como Correios ou outra empresa, coloque sempre uma margem maior para evitar atrasos.