O Espírito Santo possui cerca de 106 comunidades quilombolas em seu território. Metade delas está concentrada ao norte, nos municípios de Conceição da Barra e São Mateus – sendo o este último o segundo mais antigo do estado capixaba e sétimo mais populoso.

A Comunidade Quilombola de São Domingos, em São Mateus, é uma delas. Próxima à BR-101, o acesso e deslocamento ficaram mais fáceis este ano, graças à aquisição de um micro-ônibus, por meio do Programa ReDes – iniciativa da Fibria no município, com apoio do Instituto Votorantim, Banco Nacional do Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com a aquisição do transporte, além da facilidade, os cooperados reduziram em 75% os gastos com deslocamento.

Criada em 2014, a Cooperativa dos Trabalhadores Rurais e Agricultores da Comunidade Quilombola do Córrego de São Domingos (CTRA São Domingos) possui 24 membros atualmente, sendo 20 homens e 4 mulheres. Especializados em silvicultura – prática dedicada ao manejo para regeneração das florestas – os cooperados prestam serviços para a Fibria na manutenção dos bosques de eucalipto no município.

Inclusão

Para expandir as possibilidades de emprego na localidade, a cooperativa desenvolveu o projeto de criação do Centro de Treinamento Profissional. Em fase final da construção, o espaço com sala de aula vai promover cursos de formação voltados aos cooperados, para que possam integrar o mercado de trabalho nas empresas e indústrias da comunidade.

Assim que o Centro de Treinamento estiver ativo, o intuito é que o micro-ônibus também seja o principal transporte na comunidade. Futuramente, o espaço também pode ser uma alternativa como escola para jovens e adultos, visando a melhoria dos níveis educacionais da região.

Além disso, o objetivo é aumentar o número de mulheres da CTRA São Domingos, com meta de 25 até o final de 2017, equilibrando a distribuição de gênero dentro do grupo, que quer chegar a 50 cooperados no total.

#TodosGanhamAutonomia
Em parceria com as empresas da Votorantim, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Programa ReDes tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento sustentável. A ação integra o Eixo de Dinamismo Econômico do Instituto Votorantim. Acompanhe-nos também pelo FacebookTwitter e YouTube.