Dezembro vai ser um mês de mudança para as integrantes da Cooperativa das Artesãs de Biojoias de Xambioá (COOABX), responsáveis pela Xambiart: é quando está prevista a inauguração de sua nova sede. A conquista foi alcançada após a atuação do Programa ReDes – iniciativa entre Instituto Votorantim, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Votorantim Cimentos – no município de Xambioá, no Tocantins.

Na etapa final de investimentos do ReDes, as artesãs seguiram avançando. Além da produção das biojoias, buscaram outras formas de expandir os negócios, como cursos para uso do babaçu e resina no artesanato. Também conseguiram apoio do BNDES e do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) para comprar o terreno e construir o novo espaço da cooperativa.

Santana Barreto Silva, presidente da Xambiart, espera aumentar o volume de produtos: “São feitas entre 700 e 1.500 peças mensalmente, e queremos produzir mais e conquistar novos clientes com a nova instalação”.

Trajetória

Distante 502 km de Palmas, Xambioá é um município com cerca de 11 mil moradores, em sua maioria, mulheres. A Xambiart, que surgiu como associação e virou cooperativa, foi a forma encontrada pelas artesãs para complementar a renda. Criada em novembro de 2013, desde então, as perspectivas só cresceram.

“Somos em 19 mulheres e um homem, mas esperamos aumentar o número de cooperadas, assim que estivermos instaladas na nova sede. A pretensão é produzir mais e vender muito”, afirmou a presidente.

As biojoias produzidas pelas artesãs já chegaram a outros estados além do Tocantins: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Maranhão, Pernambuco, além do Distrito Federal, e cruzaram fronteiras internacionais, chegando até a Flórida, nos EUA. “Uma das nossas clientes paulistas viajou para lá e levou nossas peças”, destaca Santana.

Onde a Xambiart estará nos próximos cinco anos? Para Santana, no mundo todo: “Em três anos, já realizamos muita coisa. Tornamos nosso nome conhecido. Meu sonho é ver a Xambiart crescer, ser conhecida internacionalmente”.

#TodosGanhamAutonomia

Em parceria com as empresas da Votorantim, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Programa ReDes tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento sustentável. A ação integra o Eixo de Dinamismo Econômico do Instituto Votorantim. Acompanhe-nos também pelo Facebook, Twitter e YouTube.