O que a Associação de Apicultores de Vidal Ramos, a Associação de Mães Nossa Senhora de Lourdes e a Associação de Agroturismo Doce Acolhida têm em comum? Além da localização, no município catarinense de Vidal Ramos, as três são as mais novas beneficiadas do Programa ReDes, iniciativa do Instituto Votorantim, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Votorantim Cimentos.

O apoio em Vidal Ramos faz parte do planejamento da atuação social da Votorantim Cimentos. Após análise de nove organizações, as três organizações foram selecionadas. “Ao selecionar os inscritos, levamos em conta a estrutura do empreendimento, o tempo de existência e a forma de atuação”, afirma Carolina Alves de Jongh, coordenadora da área de Dinamismo Econômico do Programa ReDes.

Inaugurações

Após quase seis meses de planejamento, chegou a hora de inaugurar as novas sedes dos empreendimentos locais. Os prédios das três instalações foram cedidos pela Prefeitura de Vidal Ramos, reformados e estruturados de acordo com as especificidades de cada empreendimento. As associações trabalham em regime de comodato com a prefeitura, com contrato de dez anos de licença para uso do local.

Para o consultor Felipe, consultor do ISES, parceiro executor do Programa ReDes, nascido e criado em Imbituba, o investimento da Votorantim Cimentos por meio do programa ReDes na região é uma uma grande oportunidade para um município pequeno, que sobrevivia basicamente da agricultura antes da instalação da Votorantim Cimentos.

Dinamismo Econômico

Com a instalação da fábrica no município em 2011, uma parcela dos moradores foi integrada para atuação direta na unidade. Ainda assim, a oferta de serviços não atendeu toda a demanda local.

Distante 200 km de Florianópolis, Vidal Ramos possui cerca de 100 mil habitantes e é conhecida como Vale Europeu, devido à forte imigração principalmente de alemães. Não à toa, Schmeckt Gut é um nome de origem germânica, que pode ser traduzido para o português como “Gosto Bom”.

Por fim, Felipe destaca a importância do Projeto ReDes não apenas pelo potencial de transformação econômica, mas também pessoal: “Eles receberam, sim, valores para investimento, mas todo o aprendizado e novas experiências nesse percurso não têm preço. É um novo mundo que eles não conheciam, uma forma de alimentar a autoestima.”

#TodosGanhamAutonomia
Em parceria com as empresas da Votorantim, BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), o Programa ReDes tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento sustentável. A ação integra o Eixo de Dinamismo Econômico do Instituto Votorantim. Para saber mais, acompanhe nosso Facebook Twitter YouTube .