Representantes de nove empreendimentos apoiados pelo ReDes em três localidades participaram esta semana do terceiro Grupo de Afinidades realizado pelo programa – o primeiro de 2015 que teve como tema Governança.

O encontro reuniu cerca de 20 pessoas nas unidades da Votorantim Cimentos em Várzea Grande (MT) e Fercal (DF) e Votorantim Metais em Três Marias (MG), que foram conectadas por videoconferência. Os Grupos de Afinidades foram uma inovação do ReDes em 2014  e têm como objetivo principal possibilitar a troca de experiências entre os negócios inclusivos.

Os participantes puderam debater sobre questões como gestão participativa, transparência, prestação de contas, preparação de líderes e entrada de novos membros das associações e cooperativas. Todos os empreendimentos foram representados por dois membros, em geral, um da diretoria e outro da base.

Para Rogério Montenegro Laguardia, da Associação dos Produtores Rurais e Agrícolas Familiares (Aspraf), de Fercal, o encontro foi uma possibilidade de conhecer um pouco mais sobre o ReDes, já que o projeto que representa começou a receber apoio do programa este ano. “Agora entendo que o programa de fato como uma rede de negócios sociais trocando experiências e conhecimentos.”

Edmiriam Fátima da Luz Silva, presidente da Cooperativa Costureiras Bordadeiras de Três Marias (Coopermoda), foi uma veterana no grupo: ela – assim como outros representantes da cidade – participou da primeira edição do evento, em junho do ano passado. “É muito interessante essa reunião porque a teoria é muito diferente da prática e poder compartilhar as dificuldades com outros projetos nos ajuda a buscar alternativas para os problemas que aparecem.”

O diretor-presidente da Cooperativa Agropecuária Varzeagrandense, Valdeon Ferreira dos Santos, afirma que o encontro deve possibilitar a aplicação de experiências de sucesso de outros negócios. “Vimos que a formação de novas lideranças é uma questão importante para todos e também surgiram ideias para melhorar a participação dos cooperados”, destacou.

O encontro ainda rendeu uma sistematização dos conhecimentos compartilhados no dia. Para acessar clique aqui.

Os Grupos de Afinidades

A ação tem apoio das empresas do Grupo Votorantim – Votorantim Cimentos, Votorantim Metais, Votorantim Siderurgia e Fibria –, que recebem os representantes dos empreendimentos nas unidades e também contribuem na definição dos temas dos encontros.

No ano passado, foram realizadas duas edições. A primeira, realizada em junho, debateu “A Força Empreendedora das Mulheres” e na segunda, o tema foi “Desafios da Agricultura Familiar”. A temporada de Grupos de Afinidades de 2015 terá mais dois encontros, passando por outras unidades e empresas do Grupo Votorantim.

As sistematizações dos outros encontros também estão disponíveis em pdf:

Grupo de Afinidades - A força das mulheres empreendedoras

Grupo de Afinidades - Agricultura Familiar