Fortaleza de Minas é um município predominantemente rural, com pouco mais de 4 mil habitantes, segundo o IBGE. Localizado a 364 km de Belo Horizonte, os moradores trabalham na agricultura e pecuária, ou são funcionários das indústrias regionais, dentre elas, a Votorantim Metais.

E foi pensando em criar novas oportunidades de empregos para as mulheres da região que Maria Luiza Ferreira, também chamada de Dona Neguinha, idealizou a Associart (Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Fortaleza de Minas).

Criada em julho de 2003, a associação tem um de seus projetos, o Agulhas de Ouro, beneficiado pelo Programa ReDes - uma parceria entre Votorantim Metais, Instituto Votorantim, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco Interamericano de Desenvolvilmento (BID).

“Conhecemos o Programa ReDes por meio da Votorantim Metais. Foi quando decidimos nos inscrever para conseguir crescer de maneira mais organizada”, contou Lucinês Aparecida Bandeira Marques, atual presidente da associação. O apoio ao projeto faz parte da estratégia de investimento social da Votorantim Metais.

Após a aprovação do projeto foi desenvolvido todo um plano de trabalho, focado na gestão e regularização da associação. “Antes do ReDes, éramos desorganizadas juridicamente, e isso atrapalhava a permanência das associadas e a credibilidade do nosso negócio”.

Expansão do negócio

Atualmente, a Associart possui 30 associadas ativas - 20 delas capacitadas em artesanato -, que trabalham na confecção de toalhas, jogos americanos, tapetes e panos de prato. Com uma pequena loja dentro da própria sede, as artesãs produzem cerca de 50 peças mensalmente, feitas sob encomenda, conforme a demanda.

O trabalho do Programa ReDes será concluído com a inauguração de uma nova sede, prevista para outubro, além da compra de máquinas de costura e equipamentos. Com isso, as associadas vão contar com uma estrutura própria, construída em espaço cedido pela prefeitura.

Lucinês acredita que, graças ao apoio do Programa ReDes, a Associart hoje tem capacidade de caminhar com as próprias pernas. “As pessoas das cidades vizinhas já vêm conhecer, e eu acredito que, um dia, a Associart vai ser conhecida fora do Brasil”.

#TodosGanhamAutonomia
Em parceria com as empresas da Votorantim, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Programa ReDes tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento sustentável. A ação integra o Eixo de Dinamismo Econômico do Instituto Votorantim. Acompanhe-nos também pelo Facebook, Twitter e YouTube.