No dia 21 de setembro aconteceu o lançamento do 1° Relatório Brasileiro sobre Mercados Inclusivos, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em parceria com a Fundação Dom Cabral.

A publicação faz parte da “Iniciativa Incluir” e reconheceu 19 organizações que se destacam atualmente nessa área. O Instituto Votorantim com a realização do Programa ReDes, foi um deles.

O relatório é o primeiro estudo do PNUD que dirige um olhar para os mercados inclusivos exclusivamente no Brasil. O objetivo principal da publicação é traçar o cenário para esse tipo de empreendimento, mostrar desafios, conquistas e trazer aprendizados para a área. Além de abordar de que forma os negócios inclusivos têm contribuído para reduzir desigualdades e trazer oportunidades.

A obra se insere no conjunto de esforços que compõem a “Iniciativa Incluir”, criada pelo PNUD em 2014, com o propósito de estimular os mercados inclusivos - e os diversos atores de seu ecossistema - a aprofundar a compreensão da colaboração dos negócios inclusivos para a inclusão social no país. O conteúdo do relatório também se encaixa no contexto da Agenda Pós-2015 e dos propostos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

No relatório, o Programa ReDes ganhou destaque pela sua metodologia que preza pelo apoio técnico com consultores locais em gestão de negócios, oferecendo também aporte financeiro para a criação de uma infraestrutura de funcionamento para os 48 empreendimentos que atendem. Tudo para a melhoraria da qualidade de vida dos trabalhadores e a garantia do sucesso do empreendimento.

No evento, as organizações estavam presentes e foram premiadas por suas iniciativas. Representantes do PNUD aproveitaram para destacar o setor privado como agente construtivo do processo de desenvolvimento de comunidades e seus negócios.

Clique aqui para ler o relatório.

Outros reconhecimentos

Em março deste ano, o ReDes foi um dos vencedores do Prêmio Latino-Americano de Desenvolvimento de Base, da Fundação Interamericana em parceria com a RedEAmérica. Em 2014, o programa já havia sido destaque em um estudo de casos realizado pelo Centro de Estudos de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVCes) e ganhou o Prêmio Valores do Brasil – promovido pelo Banco do Brasil. Nesse mesmo período, também teve sua estratégia de comunicação valorizada com o Prêmio Aberje/Regional São Paulo.