O Grupo de Afinidades chegou em sua quarta edição no dia 5 de agosto com o tema “Gestão de projetos e negócios inclusivos”. Na ocasião, representantes dos empreendimentos apoiados pelo Programa ReDes em Xambioá (TO), São Mateus (ES) e Vidal Ramos (SC) se conectaram por videoconferência para falar sobre as conquistas e os desafios que vivenciam diariamente.

O objetivo principal da inciativa é promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre diferentes realidades do ReDes. Os encontros são feitos com o apoio das empresas do Grupo Votorantim presentes em cada localidade selecionada para o debate. Dessa vez, trinta pessoas participaram entre beneficiários dos projetos e negócios, mediadores do evento e facilitadores (representante do programa na unidade).

Três blocos fizeram parte do Grupo de Afinidades: no primeiro foi discutido “planejamento e gestão financeira”, seguido de “gestão de pessoas e processos” e, por fim, “visão do futuro”. Em cada bloco o assunto mostrou onde cada grupo produtivo se encontra e apontou caminhos que funcionam em um local e que podem servir para o outro.

Foi o caso do negócio de biojoias XambiArt, de Xambioá (TO), que comentou sobre a criação de um Conselho de Ética que acabou melhorando a relação entre as cooperadas. Os outros tomaram nota da ideia como mais uma ferramenta de bom convívio em grupo. “A gestão de pessoas bem feita, com divisão de tarefas e ações como essa do conselho, ajuda para que todo o restante aconteça: do planejamento à comercialização”, disse Ronilda Milhomem, da administração do empreendimento.

Aguilar Inácio Gaigher, do empreendimento “Fortalecendo uma nova ruralidade”, de São Mateus (ES), destacou a importância da transparência em cada processo no dia a dia do negócio. “Estamos falando de administrar dinheiro que entra e que sai. É preciso prestar conta de tudo isso de maneira clara para ganhar a confiança de todos os membros do grupo produtivo. Isso é fundamental para negócios de qualquer natureza”, disse.

Em Vidal Ramos (SC), os três grupos representados no encontro estão começando, fazem parte da nova leva de projetos que entraram no ReDes no fim do ano passado e, por isso, se mostraram bastante abertos para entender como funciona a gestão em outras localidades. “Com o encontro fica a certeza de que só uma boa estrutura não significa sucesso garantido. É preciso organização e planejamento para ver uma ideia crescer”, comentou Juvanita Kock, do projeto “Agroindústria de geleias e doces de frutas”.

Os Grupos de Afinidades

A ação tem apoio das empresas do Grupo Votorantim – Votorantim Cimentos, Votorantim Metais, Votorantim Siderurgia e Fibria –, que recebem os representantes dos empreendimentos nas unidades e também contribuem na definição dos temas dos encontros.

No ano passado, foram realizadas duas edições. A primeira, em junho, debateu “A Força Empreendedora das Mulheres” e na segunda, o tema foi “Desafios da Agricultura Familiar”. A temporada de Grupos de Afinidades de 2015 já abordou “Governança” e terá mais um encontro, passando por outras unidades e empresas do Grupo Votorantim.

As sistematizações dos outros encontros estão disponíveis em PDF:

- Governança - http://goo.gl/LkB9t7

- Desafios da agricultura familiar - http://goo.gl/cwJ1eQ

- A força empreendedora das mulheres - http://goo.gl/cGwTrM