Vidal Ramos é conhecida como a capital catarinense do cimento. No turismo, é mais famosa por ser a terra da Doce Festa, graças aos quitutes produzidos na região, herança trazida por alemães, poloneses e italianos.

A expectativa é que a fama do município aumente com a nova fábrica de geleias da Associação de Agroturismo Doce Acolhida, uma das participantes do Programa ReDes – iniciativa da Votorantim Cimentos, Instituto Votorantim, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – na região.

O projeto Doce Acolhida nasceu da vontade dos agricultores de minimizar o desperdício de frutas produzidas, nem sempre absorvidas pelo comércio local. Atualmente com dez famílias, a associação confeccionava os produtos de forma individual nas casas dos associados, e os vendia principalmente aos turistas.

Graças à fábrica, inaugurada no dia 19 de julho, a produção vai deixar de ser artesanal. O prédio escolar, cedido pela prefeitura, passou por reforma completa para adequação voltada à produção de geleias. Para Ivanor Jorge Varge, presidente da associação, a chegada do ReDes vai além da profissionalização: “Vamos conseguir unir as famílias para trabalharmos juntos, e levar nossos doces mais longe”.

Novas possibilidades

Com a finalização da etapa de implantação, os associados agora buscam as licenças e alvarás para dar início às atividades. O ReDes continua atuando junto à associação até o final de 2017, com capacitações e consultorias voltadas à gestão para a operação do negócio.

Além das frutas tradicionais, como limão, laranja, abacaxi, bergamota e pera, a associação trabalha com frutas exóticas, como campari, mana-cubiu e frisales. Os planos também envolvem a produção de kits comemorativos dos produtos.

De produção caseira a escala industrial, graças ao Programa ReDes, a Doce Acolhida agora busca novos mercados, segundo o presidente. “Não teríamos condições de investir esse valor por nossa conta. Por isso, agradecemos pela oportunidade de poder avançar”, finalizou.

#TodosGanhamAutonomia

Em parceria com as empresas da Votorantim, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Programa ReDes tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento sustentável. A ação integra o Eixo de Dinamismo Econômico do Instituto Votorantim. Acompanhe-nos também pelo Facebook, Twitter e YouTube.