Entre os dias 19 e 27 de setembro aconteceu a 11ª Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato do Tocantins (Fecoarte) e o XambiArt, um dos negócios apoiados pelo ReDes no estado, participou em grande estilo: além do estande de vendas durante todo o evento, promoveu um desfile para lançar uma nova coleção no dia 24.

A feira é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

Este ano, o evento aconteceu simultaneamente ao 9º Salão do Livro, no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas. Reunindo diferentes manifestações culturais, o evento foi o cenário ideal para a apresentação das quinze novas peças desenvolvidas pelas artesãs do XambiArt em parceria com o Sebrae Tocantins.

Além das biojoias, objetos decorativos que refletem a identidade cultural das comunidades também foram apresentados em vitrines vivas para os visitantes e artesãos que prestigiaram o desfile. As peças são criadas, produzidas e confeccionados pela Cooperativa dos Artesãos de Xambioá e o diferencial para o mercado está em sua matéria prima: são feitas com sementes e produtos como jarina, babaçu, açaí, coco e madeira.

Marivalda Borges, artesã do empreendimento, acredita que as feiras são muito importantes para o desenvolvimento do negócio. “Além das vendas que fazemos na hora, conhecemos nosso público e conseguimos novos clientes. Saímos da Fecoarte com a realização de um desfile maravilhoso que mostrou novos trabalhos, além de muitas encomendas”, contou.

Novidades

Segundo Marivalda, ainda há muito o que acontecer até o fim do ano. Também em parceria com o Sebrae, as artesãs vão fazer parte do projeto Mulheres do Tocantins, que promove conhecimento e oportunidades de negócios para empreendedoras do setor da Economia Criativa no estado. O projeto prevê assistência para participação de feiras e intercâmbio entre os negócios participantes.