As artesãs da Cooperativa Multifuncional de Economia Solidária (Coomesol) têm mais um motivo para acreditar que 2015 será um bom ano.

Além da construção da fábrica de óleo de babaçu, prevista para iniciar as atividades ainda nesse primeiro semestre, elas conquistaram seu espaço no mercado municipal de Araguaina (TO), um importante centro comercial da cidade.

Os produtos a venda a partir de março no mercado vão desde bolsas e acessórios, como pulseiras e brincos, até utensílios para casa. Tudo produzido com matéria prima da região, principalmente o coco babaçu. A ideia é que no futuro o óleo e outros produtos feitos a partir do babaçu na nova fábrica também estejam nas prateleiras.

Parcerias de sucesso

A cooperativa é formada por 50 pessoas pertencentes a núcleos artesanais de Xambioá, Piraquê e Araguaina, que se juntaram pela Economia Criativa na região. Esse novo local para vendas fica em Araguaina, mas vai comercializar produtos da cooperativa como um todo. Segundo Cleide Carneiro Dias, artesã e secretária da Coomesol, a conquista é um grande passo para gerar renda e fazer o nome da marca.

“Estamos muito animadas. Trabalhamos com o ReDes desde o início  juntas e por isso o estande é nosso, da nossa cooperativa e isso é maravilhoso. A papelada já está na prefeitura e em algumas semanas começamos as vendas. O local dentro do mercado é visível, perto de restaurantes”, contou.

Ela reforça que esse espaço é fruto do trabalho do grupo, do ReDes e da parceria com a prefeitura. “Já faz tempo que queremos vender no mercado municipal, mas a ideia teve um suporte maior quando recebemos a visita do prefeito, Ronaldo Dimas, e da primeira dama, Nil Dimas. Eles gostaram dos produtos e apoiaram bastante. Agora é começar as vendas e fazer o nome da Coomesol”, concluiu Cleide.