Veja abaixo os nove novos projetos que contarão com apoio do Programa ReDes neste ano.

Os projetos da Bahia e do Mato Grosso do Sul contam com o apoio da Fibria:

Brasilândia (MS)

- O projeto Integração Leite e Mandioca, da Associação de Pequenos Produtores Rurais do Pedra Bonita, irá promover a melhoria do manejo das pastagens, com implantação de rotação de áreas, e da produção de mandioca, plantando variedades resistentes às condições climáticas da região.

Nova Viçosa (BA)

- Com o objetivo de implantar uma oficina para manutenção e restauração de embarcações, o projeto “Embarcação Renovada”, da Colônia de Pescadores Z-29, é mais um dos novos selecionados. A expectativa é apoiar a comunidade na manutenção das embarcações de acordo com os padrões exigidos pela Marinha do Brasil.

As outras novas sete iniciativas são apoiados pela Votorantim Cimentos:

Vidal Ramos (SC)

- A Associação de Mães Nossa Senhora de Lurdes ira instalar uma fábrica para produção de biscoitos e bolos utilizando receitas tradicionais trazidas da Alemanha pelos primeiros colonizadores da região. O projeto “Fábrica de Biscoitos” inclui a adequação de uma agroindústria e a compra de equipamentos.

- O projeto “Agroindústria de geleias e doces de frutas”, da Associação de Agroturismo Doce Acolhida, pretende contribuir com a reduzir de perdas de frutas de pequenas propriedades no Molungu, região do Alto Vale do Itajaí, por meio da estruturação de um processo produtivo de geleias e doces.

- A Associação de Apicultores de Vidal Ramos tem como objetivo profissionalizar a atividade por meio da capacitação dos produtores, da otimização da colheita do mel e da organização da produção. O projeto “Profissionalização da apicultura de Vidal Ramos” também prevê reforma de um entreposto, compra de colmeias e abelhas rainhas para melhorar a produtividade e auxílio para aprovação de licenças e da produção de mel por colmeia.

Fercal (DF)

- O projeto “Flores do PA Contagem”, da Associação do Grupo de Mulheres Produtoras do Assentamento Contagem, atuará com moradoras da comunidade na produção de alimentos a partir da capacitação das beneficiadas e construção de uma cozinha industrial. A proposta é destinar a produção para o governo e compradores institucionais.

- Associação dos Produtores Rurais e Agrícolas Familiares de Sobradinho tem como proposta oferecer serviços a produtores rurais da região do Distrito Federal, como a locação de máquinas e assessoria técnica. Para fortalecer a comercialização dos produtos, o projeto “Planalto Rural Sustentável” pretende criar novos canais de comercialização atuando como entreposto comercial.

Cantagalo (RJ)

- Com o objetivo de estruturar uma oficina de costura para atuar com capacitação de costureiras, o projeto “Costurando o Futuro” é mais um dos selecionados. A ideia da Associação do Bairro de Euclidelândia é aumentar a produtividade, melhorar a qualidade dos produtos e desenvolver novas peças, além de fortalecer a capacidade de gestão e administração dos negócios.

Nossa Senhora do Socorro (SE)

- O projeto “Reviravolta”, da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Nossa Senhora do Socorro, tem como proposta gerar emprego e renda para os cooperados, a partir da compra de equipamentos, implantação de processos de gestão, definição e divulgação de rota de coleta seletiva no município. Com isso busca-se ampliar o volume coletado e melhorar os canais de venda, reduzindo intermediários na cadeia da reciclagem.