Dois negócios inclusivos apoiados pelo Programa ReDes em João Pinheiro (MG) inauguram novas instalações nesta primeira semana de fevereiro.

Agricultores dos empreendimentos Novos Arranjos para o Desenvolvimento Sustentável do PA Diamante e da Central de Comercialização da Agricultura Familiar vão receber representantes da Prefeitura Municipal, da Votorantim Siderurgia e outros parceiros para comemorar o início de uma nova etapa de comercialização.

Agenda

Os dois eventos acontecem no dia 4 de fevereiro. Pela manhã, às 10h, a reunião é na Central de Comercialização. Desde janeiro de 2012, o Instituto ALFA – Instituto de Desenvolvimento Integrado Sustentável trabalha com o ReDes na construção e estruturação de uma agroindústria de polpa de fruta e de um entreposto de produtos da agricultura familiar.

Hoje, 33 produtores compõem a Cooperativa Central dos Agricultores Familiares do Noroeste Mineiro (Centralcoop), que nasceu do Instituto ALFA, e que ficará a frente do negócio. A central beneficiará a população em duas grandes áreas: comprando produtos da agricultura familiar local, incentivando a permanência na zona rural e gerando emprego e desenvolvimento para o bairro em que se encontra.

A meta é que até o fim do primeiro ano, funcionando com a nova estrutura, o faturamento do negócio seja de aproximadamente R$ 700 mil e que mais cooperados sejam incorporados à iniciativa. O evento pretende comemorar essas conquistas e atrair mais interessados pela proposta.

Na parte da tarde, às 14 h, será a vez dos 28 produtores da Cooperativa dos Produtores Rurais do PA Diamante e Região (Cooperpolpa) recebem seus convidados para a inauguração da agroindústria de polpa que beneficiará as frutas produzidas pelos cooperados em suas propriedades e na área comunal, agregando valor e trazendo mais emprego e renda ao assentamento.

A participação social é um dos destaques deste negócio. A área comunal é cultivada pelos assentados e a construção da fábrica também contou com mão-de-obra do assentamento, o que fez com que o projeto gerasse renda antes do início de funcionamento da fábrica. Além disso, a Cooperpolpa conta com a parceria do Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), que ofereceu uma série de capacitações e será responsável por todo o processo de treinamento em boas práticas de fabricação.