Com a meta de investir R$ 110 milhões até 2020, em seis anos de atuação, o Programa ReDes já apoiou, de forma sustentável, 53 negócios inclusivos em 28 municípios de 11 estados e Distrito Federal. A iniciativa é fruto da parceria entre o Instituto Votorantim, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com apoio das empresas Votorantim.

No ano de 2017, o ReDes vai apoiar, ao todo, 38 negócios inclusivos. Destes, 2 iniciaram esse ano e os outros 36 entraram no programa entre 2013 e 2016. Os dois novos negócios estão localizados em Juiz de Fora (MG) e são apoiados pela Votorantim Energia. Os projetos, propostos pela Associação Produtores Rurais de Pires e pela Associação dos Produtores de Leite de Torreões, devem beneficiar mais de 80 produtores de leite por meio do fortalecimento da produção leiteira.

Todos esses projetos, de janeiro a março de 2017, passaram por oficinas de planejamento participativo para revisitar o objetivo geral de cada projeto e definir, de forma detalhada, o plano de trabalho e as metas do ano.

Novidades

Este é o primeiro ano em que os empreendimentos realizam, junto ao Instituto Votorantim, esse processo de planejamento coletivo de maneira detalhada e participativa, contando com a presença da maior parte dos beneficiados do Programa. “A perspectiva é que, desta forma, todos possam compreender melhor os processos e se envolver mais com os resultados da atuação do programa”, disse Denise Maellaro Ferreira, consultora do Programa ReDes.

2017 é, também, o primeiro ano em que 17 negócios inclusivos concluem o ciclo de apoio do programa e deixarão de contar com a assessoria do ReDes. A partir de agora, essas organizações continuarão a conduzir suas atividades de maneira independente do programa.

Finalmente, além dos municípios que serão incluídos na nova metodologia do BID, outros três vão iniciar a etapa de elaboração e seleção de projetos do Programa ReDes pela primeira vez: Capão Bonito (SP), apoiado pela Fibria, Curral Novo (PI), apoiado pela Votorantim Energia, e Sobral (CE), apoiado pela Votorantim Cimentos.

#TodosGanhamAutonomia
Em parceria com as empresas da Votorantim, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Programa ReDes tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento sustentável. A ação integra o Eixo de Dinamismo Econômico do Instituto Votorantim. Acompanhe-nos também pelo Facebook, Twitter e YouTube.