Cerca de 300 pessoas compareceram á cerimônia de inauguração da Central de Abastecimento Alimentar construída com o apoio do Programa ReDes em Rio Branco do Sul (PR).

Produtores locais, representantes do poder público, da unidade da Votorantim Cimentos e de parceiros, como o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), foram conhecer a nova instalação que vai atender a agricultura familiar da região.

O evento aconteceu na parte da manhã, e começou com as boas vindas dos representantes das duas organizações envolvidas desde o início nesse processo: Alexandre Scelinski, conhecido como Seu Aleixo, da Associação do Conselho Agrícola de Rio Branco do Sul (ACARS) e Brás Fort, da Associação de Produtores na Agricultura Familiar de Itaperuçu (APRAFI).

O momento foi de agradecimento e falas animadas sobre o futuro da central e o que ela representa para o desenvolvimento local. A certeza do sucesso da nova instalação está no fato de que é um local equipado para o processamento – triagem, lavagem, corte e embalagem – dos vegetais e frutas da região, dentro de todas as normas exigidas. Segundo Seu Aleixo, isso faz toda a diferença.

“Vamos buscar atender todo tipo de cliente, público e privado. Isso não era possível antes, não estávamos preparados para certas exigências”, explicou. Para Seu Brás a inauguração já ajudou para esse avanço na conquista de mercados. “Tinham representantes de todas as instâncias no evento de inauguração e eles viram de perto a estrutura que temos agora. Com certeza já começamos ganhando visibilidade e certa credibilidade”, completou.

Para os dois líderes e produtores, outro ponto importante do negócio é que cerca de 300 agricultores vão abastecer a central e deixar de depender de terceiros para comercializar seus produtos. “Isso é um ganho que nem conseguimos medir, estamos todos imensamente felizes”, disse Seu Brás.