A variedade dos 48 negócios apoiados pelo ReDes vem se mostrando algo positivo para troca de conhecimentos entre os beneficiários do programa. Desde o ano passado, com o avanço dos empreendimentos e desenvolvimento de cada um em diferentes áreas, iniciativas como cursos e visitas técnicas estão sendo realizadas.

Em julho, mais um acontecimento marcou esse “intercâmbio de conhecimentos” no programa. As mulheres do “Sabores da Fazenda”, empreendimento de Niquelândia (GO), receberam participantes de dois projetos de Fercal (DF) que foram conhecer a estrutura de trabalho e processos utilizados na fábrica de pães, bolos e biscoitos.

Direto do forno

No dia 22 de julho, sete representantes dos projetos “Flores do PA Contagem”, da Associação do Grupo de Mulheres Produtoras do Assentamento Contagem, e “Planalto Rural Sustentável”, da Associação dos Produtores Rurais e Agrícolas Familiares de Sobradinho (ASPRAF), foram para Niquelândia (GO) conhecer o negócio “Sabores da Fazenda”.

A ideia surgiu em maio durante um Grupo de Afinidades, atividade do programa que coloca em contato diferentes projetos por meio de uma videoconferência. Nesse evento, os projetos do Distrito Federal, que passaram a receber apoio do ReDes no fim de 2014, perceberam que podiam aprender mais com quem já está em outra fase do processo de desenvolvimento de um negócio na área de abastecimento alimentar.

Segundo Maria das Dores de Morais Silva, do “Flores de PA Contagem”, o dia foi essencial para motivar os dois projetos que têm produtos e funcionamento interno parecidos. “Nós adoramos essa visita. Foi incrível ver que estamos caminhando para uma estrutura boa como a delas que nos permitirá aumentar nossa clientela e funcionar como uma pequena empresa”, disse. Isso porque o grupo de 20 pessoas de PA Contagem está em fase de construção da agroindústria comunitária.

Além disso, Maria das Dores destacou que ficou impressionada com a organização das 15 mulheres do Sabores da Fazenda internamente. “Elas são muito organizadas e tudo funciona muito bem, desde a escala de serviço ao acompanhamento de demandas. Casa uma sabe bem a função que deve executar e isso é essencial para um grupo trabalhar bem”, comentou.

Outras visitas

Não é a primeira vez que as mulheres do Sabores da Fazenda recebem esse tipo de visita. Em novembro do ano passado, membros da Cooperativa Vitória das Marias que também produzem bolos, pães e coffee break em Três Marias (MG), foram até Goiás conhecer a fábrica. Na época, cooperados do empreendimento mineiro disseram que conhecer outra experiência serviu de motivação para a Vitória das Marias.

Diferentes meios

Outra maneira de trocar experiências e conhecimentos no ReDes é por meio dos Grupos de Afinidades. A iniciativa acontece desde 2014 e consiste em um encontro virtual conectando diferentes localidades que recebem o programa. A ação tem apoio das empresas do Grupo Votorantim – Votorantim Cimentos, Votorantim Metais, Votorantim Siderurgia e Fibria –, que recebem os representantes dos empreendimentos nas unidades e também contribuem na definição dos temas dos encontros.

As sistematizações dos encontros também estão disponíveis em pdf:

- Governança - http://goo.gl/LkB9t7

- Desafios da agricultura familiar - http://goo.gl/cwJ1eQ

- A força empreendedora das mulheres - http://goo.gl/cGwTrM