Entre 12 e 16 de maio aconteceu a oitava edição da AgroBrasília – Feira Internacional dos Cerrados e a Associação dos Produtores Rurais e Agrícolas Familiares (Aspraf) de Sobradinho (DF) participou do evento expondo maquinário, trator e caminhão que conquistaram com o apoio do Programa ReDes.

A associação faz parte da leva de nove projetos que passaram a fazer parte do ReDes neste ano. O grupo de 72 agricultores recebeu o primeiro aporte financeiro no fim de março e já viram sua infraestrutura dar um salto de qualidade. A prova disso foi o convite da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) para participar da feira de agronegócio no Espaço da Valorização da Agricultura Familiar.

O projeto da associação é o “Planalto Rural Sustentável” que pretende criar novos canais de comercialização atuando como entreposto comercial. O objetivo é oferecer serviços a produtores rurais da região do Distrito Federal, como a locação de máquinas e assessoria técnica. Por isso a participação no evento foi muito representativa para o grupo.

Os agricultores visitaram estandes com produtos e novas técnicas desenvolvidas dentro e fora do país e participaram de diversas palestras. Segundo Rogério Montenegro Laguardia, presidente da Aspraf, o maior ganho com a participação no evento foi conhecimento e novo ânimo adquirido pelos produtores que puderam ir e representar a associação.

“Tivemos a oportunidade de mostrar nosso trabalho e intenções como projeto do Programa ReDes e conhecemos novas técnicas eficientes e baratas para o campo. Isso faz a diferença para os agricultores que não tem acesso a tecnologias, ao que está acontecendo de novo para o cultivo. Essa interatividade foi motivadora”, contou.

Rogério disse ainda que a intenção é usar os conhecimentos adquiridos na feira, e com o apoio técnico do ReDes, para melhorar cada vez mais o planejamento do grupo e a estratégia de rotação de culturas e de vendas. No futuro, eles querem formalizar uma cooperativa para acessar não só as compras públicas, principal meio de comercialização atualmente, mas também o mercado privado.

Sobre a AgroBrasília

A AgroBrasília 2015 expôs maquinários com tecnologia de ponta, palestras, rotas tecnológicas, simpósios, Espaço de Valorização da Agricultura Familiar e oportunidades diferenciadas de acesso ao crédito. Houve, também, oportunidades de negócios, Dias de Campo e a Competição de Cultivares. Foram 420 expositores, que movimentaram R$ 627 milhões e 98 mil visitantes. Mais informações clicando aqui.