No último dia 26 de março, em evento realizado na cidade de Mérida, no México, o programa ReDes foi um dos vencedores do Premio Latinoamericano de Desarrollo de Base (Prêmio latino-americano de desenvolvimento de base, em tradução livre), uma iniciativa da Fundação Interamericana em parceria com a RedEAmérica.

O programa foi uma das três experiências reconhecidas, entre 33 inscritos, representando nove países.

A proposta da premiação é valorizar e divulgar programas e projetos conduzidos por organizações empresarias, focados no apoio ao desenvolvimento sustentável de comunidades em países latino-americanos.  O objetivo dos instituidores é apoiar a qualificação e a expansão da ação empresarial para a sustentabilidade na América Latina.

Entre os valores e resultados reconhecidos no ReDes, a organização destacou a amplitude das ações de mobilização social e a possibilidade de replicação da iniciativa para outros países da América Latina. Os outros dois premiados desta edição foram a Fundação Falcondo, da República Dominicana, e a Fundação Haciendas del Mundo Maya, do México.

É a segunda vez que o Instituto Votorantim recebe o Premio Latinoamericano de Desarrollo de Base. Na primeira edição, em 2013, a instituição foi reconhecida pelo programa Parceria Votorantim pela Educação, iniciativa realizada em conjunto com as empresas do Grupo Votorantim voltada à mobilização social para a importância de qualificar a educação pública no Brasil.