Um ano após ter seu empreendimento inaugurado, os agricultores do negócio inclusivo Produzindo Frutos e Arborizando a Região, de Três Lagoas (MS) comemoram avanços e têm boas perspectivas de crescimento.

O viveiro, inaugurado em 28 de novembro do ano passado, está instalado no Assentamento 20 de Março e produz mudas de árvores frutíferas e nativas do cerrado, que são vendidas a empresas e no comércio local.

Uma das evoluções do grupo este ano foi a constituição da Cooperativa dos Agricultores do Assentamento 20 de Março. O grupo também realizou uma venda de 21 mil mudas de árvores frutíferas para a Fibria, do Grupo Votorantim, e de 26 mil mudas de árvores nativas para a empresa de assessoria ambiental Casa da Floresta.

Neli Cordeiro de Macedo Magalhães, presidente da cooperativa, conta que o primeiro ano de operação foi de muitos aprendizados em gestão e também na produção. “Nem tudo deu certo e também aprendemos com os erros nesse período. Agora, por exemplo, estamos fazendo uma mudança na técnica de plantio que nos dá boas perspectivas de reduzir custos e aumentar a rentabilidade”, afirma.

Ela explica que as mudas, que antes eram produzidas em saquinhos no chão, agora estão sendo produzidas em tubetes em bancadas. “Uma pessoa faz o mesmo trabalho no viveiro dez vezes mais rápido. Além disso, os gastos com substratos são bem menores.” A cooperativa já adquiriu 60 mil tubetes e está remanejando orçamento para comprar outros 90 mil.

A maior dificuldade enfrentada pelo grupo até agora diz respeito à regularização de documentação. Os beneficiários estão em uma área de assentamento cedida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a sede do negócio  está localizada em uma área cedida à prefeitura. Isso tem impedido a obtenção da Inscrição estadual pela cooperativa, que não consegue emitir nota dos produtos vendidos.

“Estamos colocando toda nossa energia para resolver essa questão porque acreditamos que com isso nosso negócio vai deslanchar. 2014 foi um ano bom, mas acredito que o nosso Natal de 2015 vai ser ainda melhor”, diz.